Quem nunca se sentiu culpado,  estressado ou envergonhado por ter adiando projetos ou tarefas? Pois é, é a danada da procrastinação. Ai embaixo vão algumas dicas do “porquê” dela acontecer e como  evitá-la:

Por que ela acontece?

Esperar as condições perfeitas e  muitas vezes impossíveis: esperar a hora perfeita, a informação perfeita, a pessoa perfeita, ou seja, os ingredientes mágicos que nunca aparecerão para concluir a tarefa.

No pain, no gain: É necessário ter disciplina e foco para realizar tarefas.  Sem investir  tempo e energia nada acontece.

Excesso perfeccionismo: esperamos uma qualidade muitas vezes sem limite de um trabalho e muitas vezes podemos perder prazos de entrega ou “travar” em função disso.

Maturidade: significa renunciar a determinados prazeres de curto prazo em favor de objetivos de longo prazo. Pergunte a uma criança se ela trocaria um único bombom hoje por uma caixa de chocolates amanhã?

Medo: o medo é um dos fatores que contribui para a procrastinação. Isso pode envolver o medo do fracasso, medo de errar, ou até mesmo o medo do sucesso.

Estresse: pessoas muito estressadas tendem a ter uma produtividade menor no trabalho e procrastinar coisas às vezes até simples de se resolver.

 

Dicas para evitar a Procrastinação:

  1. Estabeleça objetivos claros e liste as tarefas que estão sendo procrastinadas. Divida essas tarefas em itens menores e mais fáceis de serem feitos
  2. Planeje o seu dia
  3. Elimine as distrações digitais. Ex: Feche o Facebook, o email pessoal, tire o celular de perto, etc
  4. A velha e prática dica de que “o bom é inimigo do ótimo”
  5. Negocie e dê um prêmio a si mesmo por terminar a tarefa
  6. Foque na satisfação e alegria que terá  quando terminar a tarefa.
  7. Peak Performance: pense em situações passadas onde você teve um desafio e conseguiu desempenhar essa tarefa de maneira eficaz. Todos nós temos algum evento desses de sucesso se olharmos para trás
  8. A melhor forma de superar o medo é enfrentá-lo. Cada sucesso conseguido com o próprio esforço fortalece a auto-estima e o senso de auto-eficácia, ou seja: “Eu posso, Eu Consigo”
  9. Controle seu nível de estresse com exercícios aeróbicos e medicina alternativa como acupuntura, massagens, yoga, meditação, fitoterapia, entre outros
  10. Arranje tempo para pausas. Concentrar-se em uma tarefa por um longo período de tempo pode ser improdutivo e gerar procrastinação. Insira intervalos regulares com breaks durante o seu dia para recarregar a energia.  Não fique sentado em sua mesa – dê um passeio, faça um lanche ou beba algo,  tenha um momento para recarregar.


    Eduardo Drummond – Psicólogo Clínico e Coach – CRP 05/35489 – www.azulpsicologia.com.br

    Curta nossa página no Facebook e receba notícias sobre saúde:

    https://www.facebook.com/AzulPsicologia?ref=hl