O que é psicoterapia?

É o atendimento realizado por um psicólogo com formação em psicologia clinica com o objetivo de ajudar pessoas a superarem dificuldades emocionais e psicológicas.

Quando se deve procurar a psicoterapia?

Muitas vezes, sentimos a sensação de que perdemos as rédeas de determinada situação ou de nossas vidas, ou estamos com uma carga emocional maior do que podemos suportar, seja no trabalho, na família ou na vida pessoal. Nesse caso um bom profissional irá ajudá-lo a encurtar esse processo de sofrimento e se posicionar em outro lugar melhor na vida.

Você já deve ter ouvido essas afirmações: “Quem tem amigo não precisa de psicólogo”, “Psicólogo é coisa de maluco”, “Para que pagar alguém para conversar?” e etc.

Na psicoterapia a ferramenta de cura é a conversa, a escuta e diversas técnicas. Assim como um médico está treinado para identificar uma doença e receitar o melhor remédio, o psicoterapeuta está preparado para fazer um diagnóstico e intervir no sentido de ajudar o cliente a superar aquele desequilíbrio que o está colocando num quadro depressivo, de estresse ou num quadro desfavorável a sua felicidade. Não se trata de conversa pura, mas de algo direcionado e com objetivos concretos. Um amigo pode ajudar, mas não está treinado e nem estudou para esse tipo de intervenção.

Na maioria das vezes as pessoas que fazem essas afirmações, fazem isso por medo de se submeter a um processo de psicoterapia que coloca as pessoas em contato com sombras delas mesmas. Isso pode ser doloroso, mas pode fazê-las alcançar um novo patamar de felicidade e se desenvolver como pessoa. Fazer psicoterapia exige um investimento grande em termos de tempo, dinheiro e disponibilidade mental.

Qual a diferença de um psiquiatra, de um neurologista e de um psicólogo?

O psiquiatra utiliza o medicamento para tratar as doenças psicológicas e o psicólogo utiliza a fala, a escuta e outras técnicas. O neurologista trata da parte física do cérebro.

Ouvi dizer que a depressão é um problema químico no cérebro e que é só tomar remédios que tudo voltará ao normal.

Na realidade existem diversos estudos com tomografia computadorizada mostrando que esse “desequilíbrio químico” pode ser retomado de diversas formas, por exemplo com: exercícios físicos, psicoterapia, meditação, yoga, mudando o estilo de vida, remédios e muitos outros.

O remédio psiquiátrico pode ajudar em alguns casos, pode ser imprescindível em outros e em determinados casos pode piorar o quadro de alguns clientes aumentando até o risco de suicídio e de dependência química. Embora a verdade que seja amplamente divulgada é que funciona para 100% das pessoas, o fato é que nenhum remédio funciona 100%, nem a psicoterapia.

Essa verdade do “desequilíbrio químico cerebral” é estimulada pelas indústrias farmacêuticas que investem milhões em congressos, propaganda, amostras grátis, pesquisas pagas, propagandistas, viagens para médicos e etc, objetivando aumentar suas receitas. Muitas vezes você pode se tornar uma vítima desse mercado altamente lucrativo.

Diversos remédios são aprovados com pouca comprovação estatística ou baseados em estudos desenvolvidos pela própria indústria farmacêutica. O cérebro é um supercomputador com bilhões de neurônios e por mais que a ciência e os estudos neuropsicológicos estejam evoluindo, pouco de concreto se sabe ainda sobre como gerenciar essa vastidão de variáveis.

Qual o momento certo para procurar um psicólogo?

É o momento no qual você percebe que sua vida está sendo afetada por condições psicológicas que estão trazendo grande perda em diversas áreas de sua vida. O psicólogo pode ser um atalho no sentido de superar essa condição.

Na prática infelizmente o psicólogo é o último da cadeia seja por comodidade, medo ou por questões financeiras. Investem-se anos visitando farmácias, emergências nos hospitais, médicos, remédios psiquiátricos, profissionais que prometem mágica, religiões, benzedeiras entre outros, para depois de todo esse caminho aceitarem que realmente precisam se desenvolver como pessoa para melhorar a qualidade de vida e finalmente acabam buscando um psicólogo.

Psicoterapia é um investimento caro?

Sim, um bom profissional muitas vezes pode ser caro. Trata-se de um investimento em você. Mas com certeza sai mais barato do que perder um emprego por baixa performance, acabar com um casamento, viver com insônia, viver triste e sem energia para realizar seus projetos, viver somatizando doenças psicológicas no corpo e gastando o seu dinheiro mais em doenças do que em prevenção. A doença é apenas o sintoma de um desequilíbrio psicológico e espiritual. Pessoas equilibradas e felizes vivem mais e tendem a ficar menos doentes.

Às vezes investimos em viagens, roupas caras, carros, academias, suplementos para o corpo, plásticas, mas esquecemos de investir no bem mais importante que temos que é nossa cabeça e saúde. Não que os outros não sejam importantes, mas um não exclui o outro. A psicoterapia gera mudanças que terão a sua influência até ao fim da sua vida, e é também neste sentido que referimos que a psicoterapia é um investimento

Grande parte do que acontece nas emergências dos hospitais é fruto de estresse e desequilíbrio psicológico. Infelizmente a massa da população não consegue por enquanto ter acesso a esse tipo de serviço, mas espero que um dia os governantes possam entender e investir em determinados tipos de técnicas psicológicas de alto impacto e prazo curto que poderiam economizar milhões em medicamentos, exames, funcionários e aumentar a produtividade da economia. Os afastamentos no trabalho por problemas psicológicos crescem geometricamente a cada ano e a Organização Mundial da Saúde já prevê que em 2030 a depressão será a doença com mais incidência no mundo, acima inclusive das doenças cardiológicas.

Como escolher um psicoterapeuta?

Peça indicação a algum amigo, procure saber qual a formação profissional e que técnicas esse indivíduo utiliza. Veja se tem empatia e se esse profissional lhe passa confiança. Faça perguntas e esclareça todas as suas dúvidas. Estabeleça objetivos claros para o tratamento junto com esse profissional. Veja se o preço é adequado ao seu orçamento e se em termos de logística o local e o horário funcionam para você. Lembre que você irá semanalmente.

Quanto tempo devo esperar para ver resultado da psicoterapia?

O tempo irá variar de pessoa a pessoa e em função da história de vida e recursos de cada um. Na maioria das vezes em algumas sessões as pessoas já sentirão alguma diferença e os efeitos da terapia. Muitas vezes uma pessoa demora anos a ficar doente e sai buscando uma fórmula mágica que resolva tudo num passe de mágica. A cura passa por um processo de tratamento. Algumas abordagens terapêuticas também terão resultados superiores a outras, o que também dependerá de cada pessoa e do profissional. Dependendo do problema, um tratamento leva entre alguns meses e alguns anos, mas nos primeiros meses o cliente já pode perceber se aquele investimento está gerando benefício ou não.

Como acontecem as sessões?

Elas acontecem semanalmente em períodos de 50 minutos. Todas as informações dividas no ambiente da terapia são confidenciais.

“Conheço uma pessoa que faz terapia há anos e continua mal.”

Todo tratamento depende de uma série de variáveis como, por exemplo, a vontade da pessoa em mudar, a possibilidade dela de mudar, do seu historio de vida e família de origem, da qualidade do profissional, da eficácia da técnica utilizada e uma série de outros. Quando uma pessoa já se encontra em um processo terapêutico há muito tempo sem ganhos, sugiro sempre que ela busque outro profissional ou alternativa. Caso não resolva, tente outra vez.