Azul Psicologia

Brainspotting

A terapia EMDR e o Brainspotting fazem parte de uma nova geração de técnicas batizadas com o nome de “Brain Based Therapies”, em que o fundamento básico é que o cérebro possui capacidade de se autorregular objetivando a cura.

O Brainspotting é um método de tratamento focado e poderoso que funciona ao identificar, processar e liberar as fontes neuropsicológicas de dor física/emocional, trauma, dissociação e uma variedade de outros sintomas.

Um “brainspot” é um ponto específico no cérebro, é a posição ocular que está relacionada à ativação energética/emocional de um tema dentro do cérebro que possui uma carga traumática ou emocional não processada.

O terapeuta trabalha com o cliente no sentido de achar determinados pontos oculares relacionados com determinadas lembranças traumáticas onde o nível de perturbação emocional e corporal aumenta sensivelmente. A teoria por trás dessa técnica é de que para onde você olha afeta o que você sente, ou seja, cada ponto ocular está ligado a um ponto cerebral.

Achado esse ponto, o corpo tem a capacidade de processar, desarmar o trauma, os sintomas, a perturbação somática e as crenças disfuncionais armazenadas no cérebro.

Em resumo, o Brainspotting irá ativar, localizar, e processar esse “brainspot” que está ligado diretamente ao trauma.