A maioria dos executivos e profissionais liberais fracassam não por motivos de falta de conhecimento técnico, mas por razões pessoais e problemas de relacionamento interpessoal. Diversos indivíduos a medida que ascendem profissionalmente se vêem sozinhos para administrar a sua carreira, conflitos no trabalho, na vida pessoal e pensar no futuro de forma clara.
Surge aí a importância de um profissional de fora da organização, preparado para auxiliá-lo a pensar por ângulos diferentes e ajudá-lo a desenvolver novas habilidades, comportamentos, estilos de liderança e metas. É aí que entra o Coaching.
Diferença entre Coaching x Terapia
A terapia normalmente foca sofrimentos, traumas emocionais do passado e comportamentos do presente que impedem as pessoas de alcançar determinados objetivos. Tem por objetivo tratar transtornos emocionais e comportamentais que estão mantendo seus problemas e dificuldades atuais.
Já o Coaching é orientado para o objetivo futuro e encoraja o cliente a obter novas conquistas e realizações, tanto na vida pessoal quando profissional, focando na performance e desenvolvimento. O Coaching não tem objetivo terapêutico ou de auxílio psicológico. Sendo geralmente procurado por pessoas que querem ajuda para atingir metas, aumentar auto-confiança, motivação e desenvolver-se.
Para que a pessoa esteja apta ao Coaching é necessário que ela esteja disposta a mudança e com energia para tal. O sucesso do processo de Coaching depende disso. Caso contrário, às vezes uma terapia pode ser o processo mais indicado antes do Coaching, pois para aplicar realmente mudanças significativas na vida e desenvolver novas habilidades é necessário que o coachee (individuo que contrata o Coaching) tenha energia para implementar as ações que o processo demanda. Isso exige a saída de uma zona de conforto que normalmente traz desconforto.
Nosso trabalho compreende em um número pré-fixado de 12 encontros, focando em soluções para conflitos de carreira e interpessoais no trabalho, desenvolvimento de novas habilidades, estabelecimento de metas e mudança de comportamento. Auxiliamos também profissionais em fase de desligamento de empresas.
O processo inicial se divide em cinco partes: Coleta de dados, Aliança, Estabelecimento de Metas, Plano de Ação e Gerenciamento de Obstáculos. Após essa fase inicial o Coach (profissional que aplica o Coaching) acompanhará a implementação das ações e dará suporte ao coachee no processo, de modo que este atinja os seus objetivos.
O Coaching pode ser uma boa opção no desenvolvimento de líderes e profissionais liberais que desejam aperfeiçoar seu estilo profissional e aumentar a eficácia de seus resultados.