Se já não bastasse o efeito na vida de uma pessoa que traumas  profundos podem fazer a nível psicológico e em suas relações sociais, uma pesquisa  com 663 participantes desenvolvida pelo CDC – Centers for Disease Control and Prevention, um órgão americano responsável por controlar e prevenir doenças nos EUA , mostrou que o estresse pós traumático tem relação com o aumento de problemas no coração como isquemia cardíaca.

A isquemia ocorre quando o fluxo de sangue ao músculo do coração é reduzido por um bloqueio parcial ou completo das artérias do coração (coronárias). A diminuição do fluxo sanguíneo reduz o suprimento de oxigênio para o coração.

A isquemia cardíaca, pode danificar o músculo cardíaco, reduzindo sua capacidade de bombear eficientemente. Uma obstrução grave súbita de uma artéria coronária pode conduzir a um ataque cardíaco ou graves perturbações do ritmo cardíaco.

Nesse estudo que durou entre 2008 e 2010, a isquemia estava presente em 17% dos pacientes com estresse pós traumático (TEPT) versus 10% dos pacientes sem TEPT, ou seja, estamos falando de uma diferença de 70% entre os dois grupos,  independente dos fatores normais de risco cardíaco.

Por isso cuide-se e mantenha a sua mente e o coração felizes!

Eduardo Drummond – Psicólogo Clínico e Coach – CRP 05/35489 – www.azulpsicologia.com.br

Curta nossa página no Facebook e receba notícias sobre saúde:

https://www.facebook.com/AzulPsicologia?ref=hl