O estresse é a soma de respostas físicas e psicológicas a um evento externo. Quase sempre a exigência desse evento externo é maior do que os meios que o indivíduo tem para enfrentá-lo. Dentre as algumas causas do estresse podemos citar:
- Pressão em excesso no trabalho;
- Mudança de emprego ou desemprego;
- Dificuldades financeiras;
- Problemas de relacionamento;
- Falta de lazer ou hobbies;
- Mortes, casamentos, divórcios e nascimentos:
- Falta de Flexibilidade;
- Mal gerenciamento do tempo;
- Doenças entre outros.
Quando o estresse está sob controle passamos por eventos estressores e retornamos para o estado de relaxamento com mais facilidade. À medida que temos eventos estressores contínuos e com freqüência mais curta, o corpo começa a reclamar e o estado de tensão do mesmo passa a ser contínuo. Esse estado começa a gerar sintomas como insônia, tensão muscular, dores de cabeça, problemas de pele, diarréia, irritabilidade, falta de libido, úlcera, baixa imunidade, taquicardia e diversos outros sintomas.
O corpo suporta trabalhar sob um alto nível de pressão sem reclamar durante um bom tempo, entretanto, com o estresse contínuo chega um ponto em que ele começa a enviar sinais de que a pessoa está ultrapassando os seus limites. As conseqüências podem ser insônia, quadros de ansiedade generalizada, obesidade, ataques de pânico, doenças de pele, problemas cardiovasculares, problemas digestivos, hormonais, em suma, todo o tipo de problemas relacionados a estresse.
A melhor forma do indivíduo lidar com o estresse é desenvolver a sua a parte física e mental de modo a lidar melhor com os eventos estressores. Existem técnicas psicológicas de manejo de estresse que podem ser úteis para quem pretende controlar a sua ansiedade, organizar a sua vida e viver dentro de um patamar aceitável de estresse.
Com relação à parte física, exercícios físicos constantes, yoga, massagens, acupuntura, meditação, relaxamento progressivo, hobbies e qualquer técnica ou medida que leve a redução do estresse podem ser alternativas de controle da ansiedade. O importante é que você escolha algo que realmente goste, pois essa reeducação deve ser para a vida toda. Sem uma atividade que seja prazerosa as chances de continuar são remotas.
Mais do que nunca aprender a gerenciar o estresse é uma grande oportunidade de rever algo que não está funcionando na vida e ajeitar a casa!
Fonte: Eduardo Drummond – Psicólogo Clínico e Coach – CRP 05/35489 – www.azulpsicologia.com.br